Área do associado
[BRASILCON]

Seminário Internacional de Direito do Consumidor: 25 Anos do Código de Defesa do Consumidor e o STJ

Nos dias 16 e 17 de novembro, ocorreu no Auditório do Superior Tribunal de Justiça, oSeminário Internacional de Direito do Consumidor: 25 anos do Código de Defesa do Consumidor e o STJ, sob coordenação científica do ministro Paulo de Tarso Sanseverino (STJ).

Com mais de setecentos inscritos, durante os dois dias do evento promovido pelo STJ, Conselho da Justiça Federal (CJF) e Brasilcon, houve diálogo profícuo acerca do panorama atual da defesa do consumidor no Brasil e no mundo, analisando-se as principais questões controvertidas na doutrina e jurisprudência.

Prestigiaram o evento, seja na condição de palestrante ou presidente mesa, os ministros do STJ Laurita Vaz (vice-Presidente do Tribunal), Nancy Andrighi (Corregedora Nacional de Justiça), Og Fernandes (Corregedor-Geral da Justiça Federal), João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Paulo de Tarso Sanseverino, Moura Ribeiro, Sidnei Beneti, Antônio Carlos Ferreira, Isabel Gallotti, Ruy Rosado de Aguiar Júnior, Raul Araújo, Ricardo Villas Bôas Cueva, Marco Aurélio Buzzi, Marco Aurélio Bellizze, Luís Felipe Salomão e Antonio Herman Benjamin.

Ao final do evento, ocorreu a Sessão Solene de Encerramento, em homenagem aos ministros aposentados do Superior Tribunal de Justiça que refletem a construção do direito do consumidor na Jurisprudência da Corte: Antônio de Pádua Ribeiro, Ari Pargendler, Carlos Alberto Menezes Direito (in memorian), César Asfor Rocha, Humberto Gomes de Barros (in memorian), José Augusto Delgado, Paulo Costa Leite, Ruy Rosado de Aguiar Júnior, Sálvio de Figueiredo Teixeira (in memorian) e Sidnei Agostinho Beneti.

Vale destacar a efetiva presença no seminário, do presidente do Brasilcon, Bruno Miragem, dos ex-presidentes Antonio Herman Benjamin, Eladio Lecey, Claudia Lima Marques, Adalberto Pasqualotto, Leonardo Bessa, Héctor Valverde Santana e Clarissa Costa de Lima, bem como da atual vice-presidente Amanda Flávio de Oliveira, e do Secretário-Geral Walter Moura.

Para conferir as fotos do evento, clique aqui. Interessados também podem assistir a todas as palestras do evento acessando o canal do Superior Tribunal de Justiça no youtube (clique aqui).